Platibanda: o que é, diferença entre beiral e outras dicas essenciais
Muitas decisões importantes precisam ser tomadas no momento da construção de uma casa. Uma delas é escolher entre o uso do telhado aparente ou da platibanda. Por sinal, você sabe o que é platibanda e para que ela serve? Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de fachada? Pois então acompanhe esse post até o fim e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre platibanda.
O que é platibanda? Para que serve?
A platibanda é uma espécie de mureta utilizada com a finalidade de esconder o telhado, formando uma moldura plana em torno da fachada da casa. Mas para quê esconder o telhado? Essa é uma pergunta que possivelmente você deve estar se fazendo. O principal objetivo da platibanda é criar uma fachada de linhas retas favorecendo uma estética limpa muito comum de ser observada na arquitetura moderna, principal responsável pela popularização das platibandas.
O que é Beiral em arquitetura?
Em arquitetura, o beiral é um recurso utilizado nas fachadas que possuem telhado aparente. O beiral forma a parte mais baixa do telhado, projetando-se para fora da parede externa com o objetivo de protegê-la da água da chuva e dos raios solares.
Qual a diferença entre beiral e platibanda?
A principal diferença entre beiral e platibanda é a proteção que o beiral oferece para as paredes, o que não necessariamente acontece com a platibanda a não ser que ela seja construída com recuo em relação as paredes.
Outra diferença significativa entre ambos é a estética. A fachada com platibanda é moderna e arrojada, enquanto uma casa com telhado e beiral é clássica e transmite aquela sensação gostosa de lar.
Vale ainda citar que a platibanda é uma estrutura vertical, enquanto o beiral é uma cobertura horizontal.
Como calcular a altura de uma platibanda?
A altura da platibanda deve seguir o ângulo de inclinação do telhado. A maior parte dos telhados feitos com telhas de fibrocimento possui inclinação de 10%, ou seja, um telhado com quatro metros de largura deve ter uma inclinação mínima de 40 centímetros. A platibanda segue o mesmo raciocínio e deve estar, no caso do exemplo anterior, acima dos 40 centímetros podendo chegar até a 1,2 metro de altura dependendo do que o projetista avaliar.
O que é calha platibanda?
A calha platibanda é fabricada sob medida e instalada entre a mureta – platibanda – e o telhado com o objetivo de captar toda a água da chuva que cai sobre a casa. As calhas são muito importantes nesse tipo de fachada, já que a água não tem por onde escorrer naturalmente.
Quais as vantagens e desvantagens da platibanda
Uma das principais vantagens da platibanda é o resultado estético que ela oferece, especialmente para quem busca um projeto moderno. As platibandas também se destacam pela grande variedade de acabamentos possíveis de serem feitos. Você pode optar por diferentes cores, texturas e materiais para revestir a platibanda deixando a fachada da casa ainda mais bonita.
Outra vantagem que pesa a favor do uso da platibanda é a economia. Você pode economizar um bom dinheiro usando telhas de fibrocimento, já que o telhado ficará escondido. O madeiramento também diminui nesse tipo de telhado e, com isso, você economiza mais um dinheirinho.
Contudo, será necessário investir na contratação de mão de obra especializada, na construção da platibanda e na colocação de calhas. Outro detalhe importante que precisa ser citado é que a platibanda até pode ser mais viável financeiramente na etapa da construção, mas a manutenção posterior da platibanda costuma ser mais cara do que a de um telhado convencional. Isso porque as paredes devem ser pintadas com mais frequência, já que ficam expostas a chuva e ao sol, além de terem uma tendência maior de sofrer com infiltrações e umidade.
Outra característica que pode ser considerada uma desvantagem é que a platibanda não protege as paredes da casa contra a umidade e a radiação solar, a não ser que as paredes sejam construídas de modo recuado em relação à platibanda.
Moderna, a fachada com platibanda é um ótimo recurso para aqueles que desejam uma casa com projeto diferenciado, especialmente aqui no Brasil onde o uso da platibanda não é tão comum. Se você ainda não se decidiu se a platibanda é o modelo ideal para o seu projeto, vamos te dar uma mãozinha.