Conheça os 7 principais tipos de porcelanato e escolha o seu!
INDELFA 23 DE JUNHO DE 2020
A escolha correta de itens como material de acabamento, ferramentas e equipamentos pode garantir a satisfação total de quem vai construir ou reformar imóveis. Uma das maiores dificuldades das pessoas é escolher entre os diversos tipos de porcelanato ofertados no mercado.
O porcelanato é um tipo de revestimento produzido com uma mistura composta por minerais. Entre esses elementos podemos destacar a argila, o feldspato e a caulim. Esse tipo de revestimento surgiu na Itália na década de 80, e começou a ser fabricado no Brasil na segunda metade da década de 90.
O grande sucesso do porcelanato se deve principalmente à sua coloração uniforme — que agrega beleza às peças — e à sua resistência. Além disso, esse revestimento é de fácil manutenção e limpeza.
Quer conhecer os diversos tipos de porcelanato para deixar a sua casa linda e funcional sem gastar muito com material de acabamento? Então confira as informações que separamos para você!
Em que casos o uso do porcelanato é recomendado?
Atualmente, é possível utilizar o porcelanato em todos os ambientes residenciais e corporativos. Alguns fabricantes disponibilizam a mesma estampa com texturas diferentes, o que pode facilitar a composição da decoração do ambiente.
Assim, é possível escolher uma estampa para compor todos os espaços do imóvel e deixar o design vistoso e acolhedor sem prejudicar a funcionalidade e a segurança de cada ambiente.
Os modelos polidos, por exemplo, são adequados para salas e recepções, mas não devem ser usados em áreas molhadas como box e pátio externo. Nesses ambientes recomenda-se o uso de porcelanato com rugosidade, a fim de evitar acidentes com um piso escorregadio.
Quais são as vantagens do porcelanato sobre os outros tipos de pisos?
O processo de fabricação do porcelanato é mais elaborado do que o da cerâmica tradicional. Esse diferencial confere mais resistência e menos porosidade ao revestimento. Vale ressaltar que nesses dois tipos de piso existem os modelos que oferecem mais ou menos resistência e impermeabilidade.
Veja algumas vantagens do porcelanato:
- grande variedade de cores, padrões e faixa de preço;
- facilidade de instalação e reposição na maioria dos modelos;
- baixa absorção de água;
- mais resistência para cada tipo de ambiente;
- praticidade de limpeza e manutenção;
- versatilidade de uso, podendo ser utilizado para revestimento de paredes e pisos internos e externos;
- possibilidade de imprimir beleza e sofisticação aos mais variados ambientes.
Quais são os tipos de porcelanato disponíveis no mercado?
Com tantas vantagens, esse tipo de revestimento virou uma tendência que cresce a cada dia. Sendo assim, os fabricantes investem cada vez mais para disponibilizar os mais variados tipos de porcelanato e atender a todos os gostos e necessidades dos consumidores.
Com o propósito de facilitar a escolha do revestimento ideal para a sua obra, separamos 7 tipos de porcelanato comercializados no mercado. Confira!
1. Porcelanato estruturado
A superfície do porcelanato estruturado tem textura levemente abrasiva (antiderrapante), que o torna menos escorregadio. Portanto, o uso desse tipo de revestimento é indicado especialmente para áreas sujeitas a quedas devido à umidade, como box, piscina, área de lazer e varandas.
2. Porcelanato esmaltado
A superfície desse tipo de porcelanato pode ser fosca ou cintilante, áspera ou lisa, e recebe uma camada decorativa de esmalte. As peças mais brilhantes proporcionam menos abrasividade e devem ser evitadas nas áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.
O porcelanato esmaltado tem a vantagem de apresentar várias possibilidades de escolha quanto à sua resistência, decoração e textura. No entanto, é preciso ficar atento e escolher o modelo cuja resistência seja adequada ao uso no local onde ele será instalado.
3. Porcelanato polido
As peças desse tipo de porcelanato recebem uma camada protetora e polimento após a finalização. Esse trabalho deixa a sua superfície bem lisa e brilhante. Portanto, o uso desse modelo é recomendado somente para as áreas secas do imóvel, como quartos, salas e corredores.
Entre as vantagens do porcelanato polido, podemos citar o brilho, a facilidade de limpeza, a alta resistência e a impermeabilidade. Essas características, entretanto, além de deixarem o piso escorregadio, aumentam a possibilidade de riscos e danificação por produtos de limpeza corrosivos.
4. Porcelanato natural
A superfície do porcelanato natural é mais rústica e fosca. Por ser mais resistente e menos liso, esse tipo de revestimento é muito utilizado em ambientes externos e garagens.
5. Porcelanato lapado
A superfície do porcelanato lapado se assemelha às pedras naturais e tem um leve brilho. Por esse motivo ele é muito utilizado em quartos, sala de estar e paredes, para deixar o ambiente confortável e aconchegante.
6. Porcelanato líquido
O porcelanato líquido é produzido utilizando-se uma mistura de plástico e uma resina epóxi — que são unidos ainda na forma líquida. Ao ser aplicada e nivelada sobre um local, essa massa endurece e resulta em um piso liso, sem rejunte e brilhante. Esse modelo pode apresentar vários tipos de cores, inclusive a translúcida.
7. Porcelanato acetinado
O acabamento do porcelanato acetinado é ideal para quem deseja dar um ar leve e relaxante a ambientes como banheiros, salas e quartos.
Esse tipo de piso é bem resistente a riscos e manchas, além de ser menos escorregadio. No entanto, a mão de obra para a sua colocação costuma ser mais cara do que a dos outros tipos de piso frio.
Além de escolher o tipo de porcelanato mais adequado, é preciso decidir ainda sobre o acabamento da borda da peça que é disponibilizado em dois modelos:
- modelo bold — esse tipo de borda apresenta forma arredondada, o que exige que as peças sejam assentadas mais distantes umas das outras. Dessa forma, o rejunte fica mais aparente;
- modelo retificado — nesse modelo, a borda tem as laterais retas e possibilita a colocação das peças mais próximas umas das outras, o que resulta em acabamento com aparência mais uniforme.
Com tanta versatilidade de uso, o porcelanato pode ser uma ótima opção de piso frio para os mais diversos tipos de imóveis. Afinal, esse material pode imprimir frescor, conforto e funcionalidade a todos os recintos da casa.
Vale lembrar ainda a importância do uso de materiais de boa qualidade e da utilização de ferramentas adequadas para a instalação do piso como régua giratória, serras elétricas e desempenadeiras. Dessa maneira, será possível promover economia de material, realçar a beleza do acabamento e ainda potencializar a durabilidade do produto.
Falando sobre esse aspecto, você lembrou daquele seu projeto de arquitetura para sua casa. Você o idealizou e não falta empolgação para você realizar seu sonho!
Mas aí já bate aquela dúvida: Qual a melhor empresa de construção para executar esse projeto?
É preciso pensar se a qualidade irá atender suas expectativas, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e executar no prazo!
Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em elétrica/luminotécnico, pinturas, revestimento, divisórias, piso, teto e etc. Nós da INDELFA estamos prontos para atender a demanda do seu projeto de forma eficiente e definitiva, garantindo total transparência e qualidade incomparável em cada etapa da obra!